• Rua Cel. Gabriel Bastos, 371 - Centro - Passo Fundo - RS
  • Seg à Sex 09-12h/13h30-18h

Blog

Tecnologias & Sucesso

TECNOLOGIAS & SUCESSO

Nos últimos anos tenho acompanhado uma mudança na cirurgia plástica, o intensivo anuncio pelos profissionais de novas tecnologias e as suas vantagens na especialidade.

Desde o ano de 2009 invisto intensamente em diferentes tecnologias na minha rotina diária, porem vejo o seu uso de uma forma particular.

Acredito que as diferentes tecnologias têm grande importância em diferentes etapas de um tratamento, porem nunca podem ser usadas como ferramentas de marketing como está acontecendo.

Um tratamento de excelência não se restringe exclusivamente a cirurgia em si e ao uso de um equipamento no momento na qual ela é realizada. Um tratamento de qualidade inicia já no agendamento da consulta, passa por uma consulta detalhada com uma indicação de um tratamento com precisão, exames pré-operatórios de qualidade e com agilidade e conveniência, uma cirurgia em ambiente adequado e com equipe completa e qualificada, alta cirúrgica com atenção do cirurgião e por final um acompanhamento próximo do profissional em todo o período de recuperação. Atualmente alguns profissionais vendem a ideia que uma cirurgia de qualidade se resume ao momento da cirurgia e a alguma tecnologia usada durante o procedimento, algo totalmente inadequado que muitas pessoas acreditam e compram a ideia.

As tecnologias são importantes, porem quando associadas a excelência na jornada da paciente pelas diferentes etapas de um tratamento. Podemos usar tecnologias para gerenciar o tratamento através de computadores e softwares específicos, equipamentos para acelerar o preparo anterior da cirurgia e também acelerar a recuperação no período pós-operatório. O uso de equipamentos e tecnologias durante a cirurgia é muito importante quando bem indicado conforme a necessidade de cada paciente e executado com habilidade e segurança pelo profissional.

A minha sugestão ao leitor é não ficar impressionado por propagandas sensacionalistas de equipamentos e técnicas novas e revolucionarias, posso afirmar com propriedade que elas não existem. Existe evoluções pontuais que são agregadas na rotina e ai sim auxiliam a paciente a realizar um tratamento de qualidade e principalmente com segurança. Procure um profissional ético e responsável, quando uma tecnologia for indicada questione quanto o motivo do uso e a experiência do profissional na aplicação.

Acredito que cada vez será maior a mídia de tecnologias apresentadas milagrosas em consequência de alguns fatores. O mercado saturado de profissionais, a pressão da indústria de equipamentos, profissionais inexperientes e com ânsia de sucesso rápido e pacientes ansiosas e a busca de algum milagre são os ingredientes que vão aumentar cada vez mais a evidencia e uso inadequado das diferentes tecnologias.

Quando não operar!

QUANDO NÃO OPERAR!

A cirurgia plástica é uma especialidade médica, é fazer o melhor para cada um dos pacientes. Uma das principais ferramentas para a manutenção de uma especialidade séria e comprometida com a saúde e com os resultados é saber dizer não para alguns casos cirúrgicos, descrevo aqueles mais frequentes.
Em alguns casos a paciente não se encontra nas condições ideais de saúde. O profissional deve realizar uma consulta detalhada e rotina de exames completa para diagnosticar alterações e doenças que aumentem o índice de complicações. Quando diagnosticada, a doença deve ser tratada e posteriormente a cirurgia realizada.
Existem pacientes em condições de saúde satisfatória, porem não estão nas condições ideais para realizar uma cirurgia de qualidade. O principal exemplo são as pacientes que estão fora do peso e que buscam a cirurgia plástica como solução rápida para sequelas do descuido acumulado durante os anos ou até décadas. Pacientes com esse perfil devem realizar uma adequação prévia para posteriormente realizar uma cirurgia.
A Síndrome Dismórfica Corporal causa com uma visão corporal distorcida, as pacientes buscam a correção de anormalidades que não existem, buscam a perfeição impossível. Quando operadas ficam eternamente insatisfeitas. Quando diagnosticadas devem seguir acompanhamento psiquiátrico.
Existe ainda aquelas pacientes que buscam um tratamento indicado por elas mesmas. Esse perfil aumentou com a influencia das redes sociais. Cabe exclusivamente ao cirurgião realizar um diagnostico preciso, indicação do tratamento ideal e execução com maestria. O profissional deve tentar trazer a paciente de volta para o mundo medico real e sério, percebendo que não terá sucesso o ideal é não realizar qualquer procedimento.
A medicina para mim deve ser vista com seriedade e sinceridade. Buscar uma rotina baseada em conceitos de credibilidade e excelência. O sucesso profissional e financeiro devem ser uma consequência e não a busca principal. Dessa forma, aqueles pacientes sem condições físicas e ou psicológicas para realizar uma cirurgia devem ser orientadas e acompanhadas para proteção tanto da paciente como da carreira do cirurgião plástico, já a cirurgia deve ser contraindicada.

Marketing Médico

O MUNDO INVERTIDO DO MARKETING MÉDICO

Coisas muito estranhas têm acontecido ultimamente, uma delas são as redes sociais que surgiram na última década como uma alternativa para acesso a informações em um formato livre, com interação pessoal, realmente uma revolução, mas como efeito colateral abriram portais espalhados pelo planeta inteiro para um mundo paralelo que se confunde com a vida real. Esse mundo é dominado por mentes gananciosas, sem preocupação por informações sérias e reais, ética e leis são deixadas de lado, ilusões são criadas.  Esse mundo invertido foi criado por pessoas que intencionalmente ou não, transformaram algo bom em uma aberração. Atualmente, novos seres já são criados dentro desse ambiente alterado, novas gerações de profissionais nascem com essa mutação que cada vez se incorpora mais profundamente no seu DNA.

Assim como todos os monstros, no caso da Cirurgia Plástica, se alimentam dos corpos e também dos bolsos de pessoas que por anos mantiveram uma vida sedentária, alimentação e tantos outros hábitos inadequados, porém buscam resultados que como uma mágica lhes transformem em uma nova pessoa. São esses, os suscetíveis as assombrações.

Acredito que essa postura dos profissionais que atuam dessa forma é consequência em parte da desinformação, acreditam que os atalhos das redes sociais irão acelerar o seu sucesso profissional. Do meu ponto de vista, o sucesso profissional se constrói de dentro para fora, inicia com um foco claro do tipo de trabalho que se busca oferecer, posicionamento com processos e protocolos robustos, gestão financeira, tributária e de pessoas criteriosas e por fim o marketing institucional. As diferentes formas de mídias são ferramentas para mostrar quem você realmente é, mostrar o interior, a alma da sua rotina profissional de forma ética e sensata. Ao informar de forma fantasiosa e mágica através de redes sociais, acabam gerando uma demanda grande pelos seus serviços com proporcional retorno financeiro imediato, porém como tudo na vida sem sustentação o castelo acaba um dia por desmoronar.

Por outro lado, o paciente em transe não percebe que está vivendo uma realidade alterada e se expõem aos riscos, resultados muitas vezes limitados e por fim uma perda financeira. Assim o paciente leigo, ou fica decepcionado pela experiência irreal ou ainda acaba ficando satisfeito mesmo sem conhecer como seria uma o mundo real da medicina baseada em evidências e de uma experiência do cliente / paciente séria, porém isso é assunto para outro texto.

Assim como na série que me inspira para escrever esse texto para você, me sinto na obrigação de lutar contra essa realidade que infelizmente cresce de forma acelerada!

Você é única!

 

A cirurgia plástica hoje é acessível a uma grande parcela da população, informações relacionadas também são disponibilizadas por meios de comunicação e de forma massiva em redes sociais. Ao mesmo tempo o número de cirurgiões plásticos legalmente habilitados, outros médicos e demais profissionais que atuam na área tem aumentado de forma exponencial. Esse cenário, infelizmente tem mostrado um efeito colateral, a percepção de forma equivocada por parte da população que a área é uma especialidade simples e rotineira. É comum o marketing e até a venda de tratamentos, realidade que não concordo e trabalho para descontruir, vou explicar.

A cirurgia plástica deve ser tratada como deve ser, uma especialidade médica. O tratamento proposto é uma consequência, não o item inicial de uma relação médico paciente. Um tratamento de sucesso inicia com o diagnóstico das reais anormalidades, da fisiologia, da anatomia, do paciente como um todo. Em seguida o tratamento ideal para solucionar aquelas alterações diagnosticadas é indicado. Cabe ao médico executar o diagnóstico mais acurado e acompanhar as diferentes fases do tratamento junto do paciente.

Quanto mais capacitado, experiente e hábil for o profissional, mais efetivo será o resultado final do tratamento realizado, assim também é na cirurgia plástica. Por mais informado que seja o paciente, ele nunca conseguirá escolher de forma correta qual o tratamento que deverá realizar, é como um paciente com qualquer doença solicitar ao médico que realize um tratamento especifico por ter visto na web ou por alguém ter realizado. A participação do paciente sempre é de extrema importância, porem a condução para o sucesso cabe ao médico.

Seguindo esse conceito, a cirurgia plástica deve ser vista e tratada com seriedade. Cabe aos pacientes lembrarem que são únicos, como também é único o seu tratamento.

Qual será o nosso futuro?

Qual será o nosso futuro?

O acesso a tecnologia, sejam hardwares ou softwares nunca foi tão fácil, teoricamente nos levaria para um futuro melhor. Porem a realidade é outra, percebo claramente no meu dia a dia como médico e como pessoa uma transformação assustadora nos últimos anos.

Na era da informação as pessoas estão cada vez mais desinformadas.

O desiquilíbrio emocional é dominante.

A insatisfação pessoal virou algo corriqueiro.

Uma vida padronizada, todos iguais, desejos e sonhos previsíveis.

Nunca as pessoas estiveram tão despreparadas para os desafios.

A busca pelo sucesso relativo e baseado no financeiro é regra.

A satisfação com a mediocridade é normal.

A fragilidade pessoal tornou a vida fácil para aqueles mal intencionados.

Na era da informação, a clássica frase de Stephen Hawking nunca esteve tão atual!

“O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, mas sim a ilusão do conhecimento”

Qual será o nosso futuro e das próximas gerações, a mudança tem que começar por cada um de nós, voltar atrás ou readequar a rota na vida pessoal e profissional, esse será o grande desafio dos próximos anos!

O que você procura?
Abrir chat
Podemos te ajudar?
Olá, podemos te ajudar?