As técnicas para cirurgias de contorno corporal evoluíram muito, principalmente ao diminuir ou até eliminar os estigmas, aquelas marcas que eram consideradas normais em algumas cirurgias como o umbigo de plástica, a cicatriz de abdômen de um lado a outro da crista ilíaca, irregularidades, período de recuperação, limitações, entre outras. A cirurgia plástica de sucesso é aquela que fica imperceptível.
Eu tive a felicidade de realizar a minha formação em um dos principais centros de desenvolvimento de diferentes técnicas de contorno corporal, técnicas que mudaram paradigmas. Convivi no dia a dia com dois dos principais nomes da cirurgia plástica a nível mundial, o Dr. Ewaldo Bolívar deixou o mundo da cirurgia plástica de cabelo em pé na década de 90 ao criar a lipoaspiração superficial ao mudar os conceitos da lipoaspiração, ao mesmo tempo acompanhei a criação da lipoabdominoplastia pelo Dr. Osvaldo Saldanha, cirurgia que transformou a cirurgia do abdômen com melhora no resultado e aumento na segurança. Nos próximos vídeos vou contar um pouco dessa história toda.
A Lipoaspiração Superficial inverteu o conceito das lipoaspirações feitas até então. Se usava cânulas de grande diâmetro e nas camadas mais profundas do tecido adiposo, tinha como principal inconveniente a flacidez pós-operatória e as irregularidades. Ao atuar mais superficialmente e com cânulas menores, a técnica revolucionou ao conseguir ao mesmo tempo diminuir a flacidez estimulando a retração e diminuindo as irregularidades e fibroses. É a técnica base para a realização de uma lipoaspiração de qualidade e com segurança.
A lipoaspiração voltou a estar em evidencia novamente principalmente pelo marketing sobre alguns equipamentos e táticas cirúrgicas (variações na técnica). Porem a lipoaspiração segue sendo a opção ideal para o tratamento do acumulo de células adiposas em um certo local, tecnicamente conhecida como lipodistrofia. Quando bem indicadas, esses equipamentos e táticas, em casos selecionados podem ser empregados para tratar o acumulo de gordura. Nos próximos vídeos vamos falar sobre alguns detalhes da técnica de lipoaspiração.
Nenhum equipamento tem impacto expressivo no resultado de uma cirurgia, sem o uso de qualquer um deles é possível realizar uma lipoaspiração com excelência. Vibrolipoaspirador, Laser, Ultrassom podem auxiliar em casos especiais, são ferramentas com as quais o profissional trabalha, mas não são essenciais na imensa maioria dos casos de lipoaspiração. Existem profissionais que divulgam equipamentos como milagrosos, únicos, especiais e insubstituíveis para a realização de uma lipoaspiração, isso não é real!
A lipo HD não é uma técnica nova, é uma variação na forma de realizar a lipoaspiração onde se aspira mais em alguns locais e menos em outros. Acabou virando uma ferramenta de Marketing que busca fazer com que o leigo acredite que esta frente a uma revolução. Um bom cirurgião, com conhecimento, experiência e habilidade, usando as ferramentas corretas vai seguir fazendo uma lipoaspiração de alto nível, utilizando a tática de definição em casos selecionados.
A lipoenxertia é uma ferramenta de extrema importância no ganho de resultados nas cirurgias de contorno corporal. A gordura removida na lipoaspiração é tratada e enxertada em locais específicos, com maior frequência nos glúteos para corrigir perda de volume e principalmente melhora da queda e qualidade da pele da região. As técnicas de obtenção, processamento e enxertia evoluíram muito tornando os resultados praticamente definitivos ao longo dos anos.
A lipoabdominoplastia, foi criada pelo meu amigo Dr. Osvaldo Saldanha, sendo que eu tive o privilégio de acompanhar a evolução e participar do livro que popularizou a técnica. Na técnica, a pele e gordura não são separadas da musculatura, preservando a sua anatomia. Com a técnica a paciente não precisa andar curvada, o uso de drenos é de horas ou eventualmente eliminado, seromas, hematomas, necroses e perda da sensibilidade são praticamente inexistentes.